terça-feira, 22 de abril de 2014

Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Ipê Roxo


O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que visa esclarecer os objetivos da escola para com os alunos, os pais, a equipe pedagógica, funcionários e a comunidade. Tais objetivos buscam retratar a realidade escolar e as ações educativas futuras que deverão permear esse espaço. O colégio define como propostas os seguintes objetivos:
  • Defender a escola como socializadora dos conhecimentos e saberes universais;
  • Articular a ação educativa entre o ato político e o pedagógico;
  • Promover a interação professor, aluno e conhecimento abordados em um contexto histórico-social;
  • Oportunizar elementos de compreensão e intervenção na prática social mediada pelo conteúdo;
  • Reconhecer a concepção dialética da história (movimento e transformação);
  • Propor atividades que revelem, na práxis educativa, a fundamentação teórica;
  • Identificar as formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condições de sua produção e compreender as suas principais manifestações, bem como as tendências atuais de transformação;
  • Proporcionar aos alunos não apenas a informação, mas a assimilação e a construção do conhecimento emancipatório.
Mais do que propostas, os objetivos acima são estratégias de construção de um sonho realizável no dia a dia da escola, uma história com traços comuns, sendo, no entanto, o retrato vivo de cada um, com respostas e incertezas que vão se redescobrindo em cada ato. O educando é mais do que cidadão do futuro, ele é um cidadão de hoje. Que deve ter à disposição conhecimentos para ampliar as possibilidades de participação social e desenvolvimento mental, para assim viabilizar sua capacidade plena de exercício da cidadania. 

Logo, mais do que apenas uma transmissão de informações ou qualificação profissional, a educação, sendo um direito de todos, tem o dever de transmitir o legado cultural acumulado historicamente pela humanidade, uma construção de conceitos a partir do conhecimento promovido e assegurado na Proposta Pedagógica Curricular da escola, tarefa essa deveras desafiadora, pois envolve a mobilização não só dos professores, mas dos funcionários e alunos na apropriação de saberes construídos em diversas áreas.

Com base em leituras feitas até o momento do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Ipê Roxo, fizemos reflexões baseadas em diversos pontos levantados e inseridos no ensino, seja teoricamente ou na prática. Esses pontos são:
  • Diferenças étnicas e/ou raciais;
  • Diversidade cultural e sexual;
  • Conscientização sobre a preservação do meio ambiente;
  • A violência nas escolas;
  • Prevenção em relação às drogas;
  • Formas de interação na comunidade.
Verificamos também que os alunos do Colégio Estadual Ipê Roxo são crianças carentes e vulneráveis, que sofrem discriminação em decorrência do meio em que vivem. Esses estudantes, em sua maioria, carecem da supervisão de um adulto responsável no ambiente familiar. Além disso, as problemáticas familiares, em geral, tendem a repassar a responsabilidade de educar para a escola.

Diante disso, a escola possui uma Proposta Curricular cujo objetivo é promover o acesso ao conhecimento, assim como desenvolver a socialização e formar cidadãos instruídos com os seguintes valores: responsabilidade, respeito, autoestima e senso crítico. Objetivos que podemos resumir nas palavras de Paulo Freire: “educar, promover e emancipar”.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Reuniões semanais

As reuniões do grupo de bolsistas com a professora supervisora do subprojeto ocorrem todas as terças e quintas, com o intuito de realizar leituras e debates acerca da história do ensino da Língua Inglesa no Brasil, das diferentes abordagens, métodos e técnicas usadas para essa prática.
Ainda, foram realizadas leitura das Leis e/ou Diretrizes que normatizam o Sistema Educacional (DCE) e leitura do Projeto Político Pedagógico da escola escolhida.
As referências são:

LEITURAS TEÓRICAS

1. Abordagens Métodos e Técnicas

BROWN: H.G. Teaching by Principles: An interactive approach to language pedagogy. While Plains, New York: Pearson Education, 2002.

HORWITZ, E. K. Becoming a Language Teacher: A Practical Guide to Second Language Learning and Teaching. Boston: Pearson Education, 2008.

RICHARDS, J; RODGERS, T. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: CUP, 2001.

STERN, H.H. Fundamental Concepts of Language Learning. Oxford: OUP, 1988.


2. Materiais Autênticos na sala de aula de LI
GILMORE, A. Authentic Materials and Authenticity in Foreign Language Materials. Language Teaching, vol. 40, no. 2, p. 97-118, 2007.
MISHAN, F. Designing Authenticity into Language Learning Materials. Bristol: Intelect Books, 2005.
MORROW, K. Authentic Texts and ESP. In: HOLDEN, S. (Ed). English for Specific Purposes. London: Modern English Publication, p. 13-17, 1977.


3. Canções na sala de aula de LI
GRIFFITH, C. Using songs in the language classroom. Procedia – Social and Behavioral Sciences, vol. 70, p. 1136-1143, 2013.
SAUMELL, V.  Teaching English Through Songs in the Digital Age. [s.d]
Acesso em: 19/09/2014
SHEN, C. Using Songs: an Enjoyable and Effective Approach to ESL. English Language Teaching, vol. 2, no. 1, p. 88-94, 2009.
SCHÖN, D. et al. Songs as an aid for language acquisition. Cognition, vol. 106, no. 2, p. 975-983, 2008.
TOMLINSON, B. Pragmatic awareness activities. Language Awareness, vol. 3, no. 3, p. 119-129, 1994.


4. Pesquisa na sala de aula de LI
DÖRNYEI, Z. Questionnaires in Second Language Research. New York: Routledge, 2010.

5. Cultura na sala de aula de LI
KRAMSCH, C. Context and Culture in Language Teaching. Oxford: OUP, 1993.

KRAMSCH, C. Language and Culture. Oxford: OUP, 1998.

McKAY, S.L. Teaching English as an International Language: rethinking goals and approaches. Oxford: OUP, 2002.


DOCUMENTOS

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para a Educação Básica. Curitiba, 2008.

COLÉGIO ESTADUAL IPÊ ROXO. Plano Político Pedagógico. Foz do Iguaçu, PR, 2014.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Visitando o colégio


A primeira visita oficial ao Colégio Estadual Ipê Roxo aconteceu no dia 03 de abril, às 14h00. A diretora, Marina Inês Batista Sandoval, nos recebeu com muita atenção e nos mostrou toda a estrutura do Colégio, desde a parte administrativa (Secretaria, Direção, Sala dos Professores/Hora Atividade), passando pelas salas de aulas, laboratórios e sala de recursos até a área de recreação dos alunos. O Colégio possui 12 salas de aulas, 01 sala de apoio e 01 sala multiuso, biblioteca, refeitório, laboratório de ciências, laboratório de informática e uma quadra de esportes.


(Biblioteca)

(Laboratório de Informática)

(Quadra de Esportes)

(Área verde)

A sala destinada para a realização das atividades do PIBID será a Sala de Apoio, contendo 17 carteiras, 01 mesa para o professor, 01 lousa branca e 01 armário para guardar os materiais:

(Profª. Sandra Gadonski Machado)


O Colégio Estadual Ipê Roxo localiza-se na Rua Cláudio Gonzáles Gavilan, s/n – Cidade Nova - Foz do Iguaçu / PR – CEP 85870 - 674