O USO DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGELSA
NO PIBID[1]
Delfina Cristina Paizan[2]
Resumo: O subprojeto
PIBID Letras-Inglês, da UNIOESTE do Campus de Foz do Iguaçu/Pr, foi criado em
2014 e atualmente é composto pela professora coordenadora do subprojeto, por
uma professora voluntária da UNIOESTE, de sete alunos bolsitas do curso de
Letras, um aluno voluntário, uma professora de inglês que tem a função de supervisora
e outros três professores de inglês voluntários do C.E. Ipê Roxo. Considerando
o contexto de ensino e aprendizagem, as ações planejadas para o subprojeto
foram (i) discutir questões teóricas quanto ao ensino e a aprendizagem de
língua inglesa, (ii) produzir material didático, (iii) promover atividades
culturais, (iv) dar apoio à professora supervisora quanto à sua prática
docente, (v) participação em eventos como uma forma de compartilhar
experiências, entre outras. Um ação não inicialmente planejada, mas que se
concretizou ao longo dos anos de 2014 e 2015 foi o oferecimento de um curso de
inglês básico no contra turno. Dentre as
diferentes atividades do subprojeto Letras-Inglês, destacamos o registro em
diário feito pelos alunos bolsistas de suas observações e reflexões acerca da
prática de diferentes professores de inglês os quais eles têm acompanhado ao
longo do último ano. De acordo com Al-Issa e Al-Bulushi (2010), a prática de
ensino reflexiva tem se tornado um tema central na formação de professores e os
autores acrescentam que os professores que trabalham na formação de outros
professores tem um papel importante em encorajar a reflexão acerca das
abordagens e estratégias que eles usam em sua formação. O uso do diário e seus
ganhos na formação de professores de inglês como língua estrangeira têm sido
divulgados em diferentes momentos. Kano
e Stuart (2011), por exemplo, fizeram uso do diário para examinar como
professores recém-formados de inglês como língua estrangeira aprendem a ensinar
e como essa experiência de aprender na prática da forma à identidade deles como
professores. O diário também foi uma das ferramentas de pesquisa usadas por
Merç (2011) para investigar a ansiedade de 150 professores de inglês como língua
adicional em formação. A autora identificou fontes de ansiedade e, dentre elas,
destaca-s os alunos e o tipo da sala de aula, gerenciamento da sala,
procedimentos de ensino, ser observado, e o professor regente. O presente
trabalho tem por objetivo identificar quais são as maiores
preocupações/interesses dos alunos bolsistas, registrados nos diários, quanto
aos eventos de sala de aula nesse momento de iniciação à docência. Nesta
comunicação, apresentaremos uma breve discussão quanto ao uso do diário na formação
de professores em geral, e do diário mantido pelos alunos bolsistas que serviu
de base para a coleta e a análise dos dados discutidos aqui. Depois, faremos a
discussão dos dados coletados e analisados e, por fim, apresentaremos algumas
considerações finais.
Palavras-chave: Formação de professores; língua estrangeira; diário.
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