Mês de Abril
No
mês de abril, acompanhamos os Professores B, C e D, no entanto, devido à pouca
quantidade de aulas observadas e também devido a ser o primeiro contato que
tivemos com eles, não pudemos ter uma noção clara de como cada professor
trabalhava, qual abordagem preferia e etc. Apesar de tudo, a Professor D nos
chamou a atenção, porque, desde o princípio, manteve-nos em contato com as
atividades docentes, ao pedir que o ajudássemos a elaborar handouts, bem como
corrigí-los, além de auxiliar em sala.
Mês de Maio
No
intuito de nos familiarizarmos com os professores, observamos os mesmos no mês
de maio. No decorrer desse tempo, notamos que os professores possuem certas
práticas padrões em suas aulas. O professor B, por exemplo, tem as atividades
de conjugação verbal, assim como tradução como práticas constantes. Já o
professor C prefere utilizar-se de atividades de preencher lacunas com o tempo
verbal estudado, além de ministrar diversas revisões antes da prova. O
professor D aplica bastantes handouts, com uma diversidade de exercícios,
usando o livro didático como auxílio.
Destacamos,
nesse mês, a oportunidade, dada pelo professor C, de ministrar uma aula, com a
temática de celebrações, envolvendo não só os eventos típicos de países
falantes de LI, como também de outras culturas.
No mês de Maio nessa
etapa a professora A, trabalhou com os conteúdos ‘‘Presente Simples- horas e
respostas curtas’’, após trabalhadas diversas aulas com esse conteúdo, a
professora A nos solicitou que elaborássemos uma prova com esses conteúdos e
posteriormente uma prova de recuperação. Segue em anexo os links das provas que
se encontram no Blog do PIBID:
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2411959671024152363#editor/target=post;postID=5427426294773704692;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=0;src=postname
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2411959671024152363#editor/target=post;postID=1888953288442103413;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=1;src=postname
Mês de Junho
No
sexto mês, observamos apenas uma aula do profesor D, no qual ele abordou
temáticas como animais e alimentos, utilizando desenhos para desenvolver a
aula. Quanto ao professor C, as aulas envolveram o uso de dicionário para
realizar traduções, além das suas práticas usuais. Além disso, o professor
emprega bastantes exercícios de repetição para que os alunos trabalhem a
pronúncia.
Mês de Julho
No
mês seguinte, o professor C aplicou exercícios em que os alunos tinham que
responder em inglês, nas formas afirmativa e negativa. Tivemos a chance de
observar a aula do professor B, que se utilizou de uma série de frases, as
quais eles teriam que conjugar, bem como traduzir. O dicionário foi utilizado,
posteriormente, para pesquisa no que concerne listar pronomes pessoais, verbos
e adjetivos em inglês. No dia 05 de julho, às aulas do Colégio
Ipê Roxo foram suspensas por motivos de segurança. Os professores e a parte da
direção como um topo nesse período ficaram muito preocupados, pois alguns
atentados estavam ocorrendo no colégio.
No dia 13 de julho foi aplicada a aula
do uso do dicionário, para as turmas do 9ºA- 9ºB-9ºC. Segue o link com o plano
de aula: https://drive.google.com/drive/folders/0B--YEGwNloqyaEwxTWVfY0hEZWM.
Nessa aula os alunos conseguiram
resolver os exercícios com facilidade e outros tiveram dificuldades em usar o
dicionário. Enfatizei pelo zelo dessa ferramenta, percebi que os alunos puderam
se familiarizar mais com os dicionários, ainda que precise trabalhar mais com
os alunos para que eles entendam as características das informações prestadas
do dicionário.
Mês de Agosto
Neste
mês, o professor C focou na preparação para a prova oral. Para tanto, levou um
trecho da Bíblia e um poema de amor, pedindo que os alunos repetissem as
letras. Um diferencial da aula foi que o professor levou um violão para
acompanhar os alunos, o que os motivou a cantarem juntos. Ao longo das aulas,
trabalhou com um diálogo, que tratava de como fazer um pedido em um
restaurante.
Mês de Setembro
No
mês de setembro, o professor C passou, no quadro, frases referentes a dores e
doenças, utilizando frases com o vocabulário apreendido, nessas aulas, para
trabalhar a questão do a/an antes de substantivos iniciados com
vogal/consoante. Em uma das aulas, utilizou o dicionário para que os alunos
traduzissem um texto. O professor B, por sua vez, ministrou aulas acerca da
formação de frases interrogativas, notamos, também, que ele utiliza os nomes
dos alunos como uma estratégia para chamar a atenção deles.
Mais
uma vez, tivemos a oportunidade de ministrar uma aula, dessa vez envolvendo
música, em uma das turmas do professor C. A escolha foi baseada nos interesses
dos alunos, para que estes se divertissem, objetivando contribuir para
enriquecer o vocabulário de inglês deles e faze-los refletirem sobre a temática
da música.
Nesse período, tivemos, também, a
oportunidade de participar da Semana de Integração da Comunidade, acompanhando
os alunos nas atividades. Foi um evento importante para percebermos a necessidade
de se quebrar a rotina de sala de aula, além de proporcionar uma maior
integração entre os alunos de diversas salas e anos.
Mês de Outubro
Devido
à greve, só pudemos observar algumas aulas do professor B, nas quais ele passou
revisão para a avaliação. Notamos, durante essas poucas aulas, que o professor
se utiliza de uma estratégia para evitar que os alunos se dispersem, ao passar
conteúdo e exercícios no quadro e delimitar um tempo para que eles copiem e
respondam.
Mês de Novembro
Neste
mês, tivemos apenas um breve contato com os professores, por causa dos eventos
da greve, a necessidade de reformular o calendário anual e rever horários de
aulas. Mas apesar disso, pudemos observar atividades em relação ao dia da
consciência negra, onde os alunos e orientadores falaram sobre racismo e
expuseram fotos dos educandos negros do colégio. O que nos chamou a atenção foi
a perceptível felicidade nos rostos dos alunos negros por se sentirem
orgulhosos de sua raça.
Mês de Dezembro
Devido
ao final do ano letivo e a necessidade dos professores em fecharem as notas,
apenas auxiliamos o professor B na correção de handouts.
Em síntese a experiência em que tivemos
esse ano com os alunos só veio para me agregar mais conhecimento, tanto na
língua inglesa, como na prática como professora. O projeto PIBID me
proporcionou um vasto conhecimento não só de mundo mas cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário