SOBRE
O PIBID
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência – PIBID é um programa da CAPES/MEC, criado com o objetivo de
incentivar a formação de docentes da Educação Básica, por meio da concessão de
bolsas para: estudantes da licenciatura [bolsistas de iniciação], professores
das redes públicas [supervisores] e professores da universidade [coordenadores
de área, coordenador institucional e de gestão]. O Programa também prevê
recursos para custeio dos projetos. O PIBID tem a finalidade de apoiar a formação
de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade
da Educação Básica nas escolas públicas.
EQUIPE DE ACADÊMICOS DO PIBID:
Anna Flávia Lenz Freitas, Camila Cristina Dias
da Silva, Giovani Liberatto Bernal, João Lucas Cavalheiro Camargo, Jenny Miki Yoshioka,
Lucas Gabriel Rojas, Paula Marina Mendes.
SOBRE
O MANUAL PEDAGÓGICO
Este
manual pedagógico tem o objetivo de apresentar técnicas para fins da sala de
aula de Língua Inglesa, com intenção de proporcionar de maneira clara e
amigável nossas instruções. O manual é destinado a professores de Língua
Inglesa da rede que já atuam, e para professores de Língua Inglesa em formação.
Os
assuntos que serão abordados perpassarão por ferramentas mais básicas, como o
uso do dicionário em sala de aula ou o uso do quadro negro, assim como iremos
apresentar temas mais elaborados, como aulas e planos de aula.
No
primeiro momento de nossas instruções, vamos instruir você a fazer a checagem
da disponibilidade dos recursos em sua escola (seu contexto) e na sequência, o
preparo necessário para a técnica, finalizando com as instruções do assunto,
passo-a-passo.
ÍNDICE
COMO...
...usar o Dicionário em sala de aula?
...usar o Quadro-Negro?
Como usar o Dicionário em sala de aula?
Por
que usar o dicionário na sala de aula de Língua Inglesa?
Como
importante ferramenta de trabalho no processo de ensino-aprendizagem de uma
língua estrangeira, cabe ao professor mediar a relação entre aluno e
dicionário, contribuindo para que aquele perceba a utilidade e eficiência desse
recurso. Ao aproximar o aluno do dicionário e do porquê utilizá-lo, não apenas
em sala de aula, mas sempre que necessário, o professor possibilita o
desenvolvimento da autonomia em seu aluno, enquanto participante ativo no
processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a presença do dicionário em sala
possibilita formas variadas de trabalho com o vocabulário de língua
estrangeira.
Qual
o objetivo de se usar um dicionário na aula de Língua Inglesa?
·
Aplicar, com eficiência, a grafia de
língua inglesa, aperfeiçoando a escrita do aluno através do uso didático do
dicionário;
·
Viabilizar a compreensão de palavras
de língua inglesa, bem como a soma de conhecimentos obtidos através da busca de
palavras;
·
Refletir sobre o funcionamento do
sistema de escrita;
·
Compreender a Ordem Alfabética na
qual o dicionário está sendo estruturado;
·
Entender o significado de ‘‘Word
Class’’ (as abreviaturas das classes de palavras) que constam no dicionário de
Língua Inglesa para poder utilizá-las.
Sugestão
de Trabalho
A
seguir, apresentaremos uma sugestão para o uso do dicionário em sala de aula:
·
No
primeiro momento da aula, você pode escrever no quadro 5 palavras aleatórias –
verbos, substantivos, adjetivos, etc. (exemplo: homework, avocado, eat, slow,
yesterday);
·
Na
sequência, explique aos alunos que cada palavra será distribuída para cada
fileira e que eles deverão procurar aquela palavra no dicionário em apenas 30
segundos. À medida que cada aluno vai encontrando a sua palavra, ele deverá
levantar a mão e esperar que todos os colegas da sua fileira encontrem também;
·
No
final dessa atividade, você perguntará para cada fileira de alunos “Qual o
significado de....?” e deixar que eles expliquem;
- Você pode
perguntar aos alunos se acharam fácil ou difícil procurar a palavra no
dicionário e, em seguida, explicar que seu uso requer atenção às
características da ferramenta;
- Apresente as
principais funções do dicionário para os alunos, escrevendo no quadro uma
lista, peça sugestões dos alunos também;
- Funções:
- Tirar dúvidas
sobre a escrita de uma palavra;
- Saber o
significado de termos desconhecidos;
- Identificar
outros usos de palavras já conhecidas;
- Encontrar informações
sobre as funções gramaticais dos vocábulos;
- Saber a
pronúncia das palavras;
- Etc.
- Apresente as
características da ferramenta pegando um exemplar e abrindo em uma página
qualquer, pedindo para que os alunos façam o mesmo. Assim, será possível
explicar as características do dicionário de maneira mais visual, pedindo
para que os alunos prestem atenção em aspectos como “Texto em colunas,
ordem alfabética, explicação das palavras, guide words, etc.”;
- Passe no quadro
os exercícios 1 e 2, que vocês podem conferir na sequência, e explique o
enunciado, dando um exemplo. Posteriormente, os exercícios serão
corrigidos com a professora;
1.
Put the words in alphabetical order:
a) Father – Blue – American – Green – School
b) Tuesday – Coffee – Pink – Brown - Student
c) Sister – Friend – Girl – September – Yellow
d) Eggs – July – Wednesday – Boy – Food
2.
Put the words in alphabetical order:
a) Book – Boy – Brown – Ball – Bed
b) Student – Summer – Sport – Sugar – Spring
c) February – Friday – Fifteen – Frog – Fall
d) Autumn – American – August – Afternoon – Animal
- Após o exercício,
trabalhe as classes de palavras “Word Class”, pedindo para que os alunos
encontrem, em seus dicionários, a página com todas as abreviações que
classificam as palavras;
·
Reúna os alunos em duplas e entregue o
exercício 3 para que eles encontrem as palavras no dicionário, classifiquem-nas
e escrevam a tradução.
3. Using a dictionary, complete the word table. The
first one has been done for you.
Word
|
Word class
|
Translation
|
Adapt
|
Verb
|
Adaptar
|
Advice
|
|
|
Consumer
|
|
|
Designer
|
|
|
Give
|
|
|
Thirsty
|
|
|
Work
|
|
|
Write
|
|
|
Garlic
|
|
|
Tomorrow
|
|
|
Expensive
|
|
|
Precauções
·
O professor deve de ter um conhecimento
prévio em torno do dicionário, para poder proporcionar aos alunos autonomia em
suas pesquisas durante as aulas;
·
É importante que o professor possua discernimento
para letrar o discente sobre o uso dessa ferramenta para um aprofundamento na
língua alvo.
·
Averigue se há dicionários de Língua Inglesa
na Instituição, número de dicionários e se há manutenção dos mesmos;
·
Verifique a disponibilidade durante as aulas,
no caso de outro professor estar utilizando-os.
·
Tome zelo pelos dicionários emprestados e
contabilize-os antes e depois de cada aula.
·
Instrua os alunos acerca da preservação do
dicionário;
·
Se possível, peça ajuda dos alunos para
recolher e distribuir os dicionários.
Leituras
e recursos complementares
·
Secretaria de Educação Básica. Com direito à
palavra: dicionários em sala de aula. Brasília, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário