terça-feira, 5 de maio de 2015

Resumos de Artigos Científicos produzidos durante a greve.

Estes são os Resumos e Abstracts de Artigos Científicos que produzimos durante o período de greve.

O USO DO QUESTIONÁRIO COMO FERRAMENTA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE AS NECESSIDADES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AULAS DE LÍNGUA INGLESA


KAUST, Ana Maria
PAIZAN, Delfina Cristina
YOSHIOKA, Jenny Miki



Resumo: Já é de amplo conhecimento que o professor de línguas estrangeiras deveria levar em conta os objetivos e interesses dos alunos ao buscar uma aprendizagem mais significativa. Neste capítulo, tratamos do uso de questionários como uma forma de levantar informações sobre os interesses dos alunos de um curso básico de inglês, oferecido no contra turno, no Colégio Estadual Ipê Roxo em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. As informações coletadas serviram como base para o planejamento das aulas desse curso que é ministrado por bolsistas do PIBID, Subprojeto Letras/Inglês da UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu. Para Dornyei (2010) a popularidade dos questionários como ferramenta de pesquisa se da pelo fato de serem fáceis de construir, versáteis e capazes de coletar uma grande quantidade de informação. O questionário utilizado combina perguntas abertas e fechadas. As perguntas abertas foram usadas para coletar informações sobre os interesses de aprendizagem dos entrevistados. As pergunta fechadas foram usadas para coletar informações pontuais relacionadas como, por exemplo, ao acesso à internet feita por esses alunos. Os questionários foram entregues e respondidos no próprio colégio onde os alunos estudam, durante um dos encontros do PIBID. A partir das respostas obtidas, levantamos, entre outros dados, o número de alunos que têm acesso à Internet e também seu interesse quanto ao uso de canções para a aprendizagem de língua inglesa. Esses dados já serviram para a organização de atividades utilizadas durante as aulas na escola e ainda servirão para futuras ações na continuidade do subprojeto. 

Abstract: It is widely known that teachers should take into account students´ interests in the construction of more meaningful learning experiences. In this chapter, we will discuss the use of questionnaires as a way of gathering information about students´ interests in an English as a Foreign Language Course. This course is one of the pedagogical practices of the PIBID (Institutional Project of Initiation to Teaching) group, subproject UNIOESTE Letras- Inglês and it is offered as an after-school activity, at Ipê Roxo State School in Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil. To Dornyei (2010) the popularity of the questionnaire as a research tool is due to the fact that it is easy to construct, it is versatile and allows the collection of a good amount of information. The questionnaire used combines open-ended and closed questions. The open-ended questions were used to collect information about the interests of the learners. The closed questions were used to collect information such as their access to the internet. The questionnaires were answered in the school where the learners study, during one of meeting with the PIBID group. From the questionnaire analysis it was possible to find out the number of students who could access the internet, and also their interest
regarding the use of songs to learn English as a foreign language. The information gathered has served as a base for the planning of lessons of this course as well as for other actions of the PIBID group. 

EXPLORANDO A ABORDAGEM DE KRAMSCH PARA O ENSINO E APRENDIZABEM LÍNGUA E CULTURA INGLESA
CAMARGO, João Lucas Cavalheiro
MENDES, Paula Marina
PAIZAN, Delfina Cristina

Resumo: Um dos desafios enfrentados pelos professores de língua inglesa como língua estrangeira em formação é, sem dúvida, como dar conta da diversidade da língua e da cultura inglesa em sala de aula. Essa diversidade vem do fato de que o inglês ocupa o status de Língua Internacional, ou de acordo com McKay (2002), é uma língua de que promove a comunicação entre indivíduos de países diferentes e entre indivíduos de um mesmo país. Acadêmicos bolsistas do subprojeto Letras-Inglês do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID da UNIOESTE em Foz do Iguaçu/PR , já cientes de que língua e cultura são elementos indissociáveis, discutem neste trabalho como transpor para a prática as abordagens identificadas por Kramsch (1993) que buscam tratar dessa diversidade posta acima e que se propõem a: (i) criar uma esfera de interculturalidade em que o ensino da cultura vai além da transferência de informações das culturas da Língua Inglesa e leva o aluno a refletir sobre sua própria cultura e à do outro; (ii) ensinar cultura como um processo interpessoal, ou seja, a partir da interação social e não do ensino de fenômenos fixos, normativos de uso da língua; (iii) ensinar cultura como diferença chamando a atenção para o fato de que identidades nacionais são caracterizadas por diferenças como idade, gênero, origem regional, etc.; (iv) cruzar fronteiras disciplinares e incluir, no ensino da cultura, as Ciências Sociais, Sociolinguística, Etnografia, Literatura do(s) grupo(s) de falantes da Língua Inglesa. 

Abstract: One of the challenges faced by the pre-service teachers of English as a foreign language is how to deal with the diversity of the English language and culture inside the classroom. This diversity is due to the fact that English has the status of an International Language, or, according to McKay (2002, p.5), it is a language that allows communication among individuals from different countries and between individuals from the same country. Members of the PIBID (Institutional Scholarship for Teaching Initiation Program) subproject Letras-Inglês, at UNIOESTE, Foz do Iguaçu/Paraná/Brazil, aware that language and culture are indissociable elements, aim at discussing here how to put into classroom practice the different perspectives identified by Kramsch (1993) which proposes to (i) establish a ‘sphere of interculturality’ in a way that teaching culture goes far beyond the transference of information about the cultures of English speaking countries, to guide student to reflect upon their own culture and the culture of the other; (ii) teach culture as an interpersonal process rather than a static phenomenon; (iii) teach culture as difference with attention to the fact that national identities are characterized by differences of age, gender, regional origin, etc.; (iv) cross disciplinary boundaries and include, in the teaching of culture, the Social Sciences, Sociolinguistics, Ethnography, the Literature of different group(s) of speakers of the English Language. 

FORMANDO PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PARA A DIVERSIDADE

POLINI, Karine
PAIZAN, Delfina Cristina


Resumo: A formação do professor de língua estrangeira passa por diferentes dimensões (Leffa, 2011; Pachler et al, 2014). Esse profissional deve ter o conhecimento da língua que ensina; das questões teórico-metodológicas que envolvem essa prática para, por exemplo, escolher o melhor método/abordagem ou material didático; das diferenças individuais que fazem com que alguns alunos sejam mais bem sucedidos do que outros; das questões políticas que envolvem o ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira e aqui, destacamos o status que a língua inglesa ocupa hoje de língua internacional e seu impacto ao ser ensinado no Brasil, um país em desenvolvimento. De acordo com McKay (2002, p.5), uma língua internacional é “... uma língua de ampla comunicação entre indivíduos de países diferentes e entre indivíduos de um mesmo país”. Sendo assim, um dos desafios enfrentados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Subprojeto Letras-Ingles da UNIOESTE/Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, é como dar conta da diversidade da língua e da cultura inglesa em um curso de inglês, no contra turno, para os alunos dos 8º e 9º anos do Colégio Estadual Ipê Roxo. Este artigo trata de como perspectivas diferentes para o ensino da cultura em sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira, identificadas por Kramsch (1993), vem sendo usada dentro desse contexto. 

Abstract: Foreign Language teacher training involves different dimensions (Leffa, 2011; Pachler et al, 2014). This teacher needs to know the language he or she teaches; the different theoretical and methodological approaches available as, for instance, to choose the best method/approach or textbook; the differences in learning approaches which make some students more successful than other; the different political issues involving the teaching and learning of a foreign language and, here, we bring to the light the status of English as an international language and its impact when taught in a developing country as Brazil. According to McKay (2002, p.5), an international language is “…a language of wider communication both among individuals from different countries and between individuals from one country”. As such, one of the challenges faced by the members of PIBID (Institutional Scholarship for Teaching Initiation Program) Letras-Inglês Subprojet - UNIOESTE, Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil, is how to deal with the diversity of the English language and culture in an English course offered for 8th and 9th grades students from Ipê Roxo State School. This paper reports how different perspectives on teaching culture in the English as a foreign language classroom, identified by Kramsch (1993), are being applied within this context.


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