terça-feira, 22 de abril de 2014

Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Ipê Roxo


O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que visa esclarecer os objetivos da escola para com os alunos, os pais, a equipe pedagógica, funcionários e a comunidade. Tais objetivos buscam retratar a realidade escolar e as ações educativas futuras que deverão permear esse espaço. O colégio define como propostas os seguintes objetivos:
  • Defender a escola como socializadora dos conhecimentos e saberes universais;
  • Articular a ação educativa entre o ato político e o pedagógico;
  • Promover a interação professor, aluno e conhecimento abordados em um contexto histórico-social;
  • Oportunizar elementos de compreensão e intervenção na prática social mediada pelo conteúdo;
  • Reconhecer a concepção dialética da história (movimento e transformação);
  • Propor atividades que revelem, na práxis educativa, a fundamentação teórica;
  • Identificar as formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condições de sua produção e compreender as suas principais manifestações, bem como as tendências atuais de transformação;
  • Proporcionar aos alunos não apenas a informação, mas a assimilação e a construção do conhecimento emancipatório.
Mais do que propostas, os objetivos acima são estratégias de construção de um sonho realizável no dia a dia da escola, uma história com traços comuns, sendo, no entanto, o retrato vivo de cada um, com respostas e incertezas que vão se redescobrindo em cada ato. O educando é mais do que cidadão do futuro, ele é um cidadão de hoje. Que deve ter à disposição conhecimentos para ampliar as possibilidades de participação social e desenvolvimento mental, para assim viabilizar sua capacidade plena de exercício da cidadania. 

Logo, mais do que apenas uma transmissão de informações ou qualificação profissional, a educação, sendo um direito de todos, tem o dever de transmitir o legado cultural acumulado historicamente pela humanidade, uma construção de conceitos a partir do conhecimento promovido e assegurado na Proposta Pedagógica Curricular da escola, tarefa essa deveras desafiadora, pois envolve a mobilização não só dos professores, mas dos funcionários e alunos na apropriação de saberes construídos em diversas áreas.

Com base em leituras feitas até o momento do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Ipê Roxo, fizemos reflexões baseadas em diversos pontos levantados e inseridos no ensino, seja teoricamente ou na prática. Esses pontos são:
  • Diferenças étnicas e/ou raciais;
  • Diversidade cultural e sexual;
  • Conscientização sobre a preservação do meio ambiente;
  • A violência nas escolas;
  • Prevenção em relação às drogas;
  • Formas de interação na comunidade.
Verificamos também que os alunos do Colégio Estadual Ipê Roxo são crianças carentes e vulneráveis, que sofrem discriminação em decorrência do meio em que vivem. Esses estudantes, em sua maioria, carecem da supervisão de um adulto responsável no ambiente familiar. Além disso, as problemáticas familiares, em geral, tendem a repassar a responsabilidade de educar para a escola.

Diante disso, a escola possui uma Proposta Curricular cujo objetivo é promover o acesso ao conhecimento, assim como desenvolver a socialização e formar cidadãos instruídos com os seguintes valores: responsabilidade, respeito, autoestima e senso crítico. Objetivos que podemos resumir nas palavras de Paulo Freire: “educar, promover e emancipar”.

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