quinta-feira, 17 de abril de 2014

Reuniões semanais

As reuniões do grupo de bolsistas com a professora supervisora do subprojeto ocorrem todas as terças e quintas, com o intuito de realizar leituras e debates acerca da história do ensino da Língua Inglesa no Brasil, das diferentes abordagens, métodos e técnicas usadas para essa prática.
Ainda, foram realizadas leitura das Leis e/ou Diretrizes que normatizam o Sistema Educacional (DCE) e leitura do Projeto Político Pedagógico da escola escolhida.
As referências são:

LEITURAS TEÓRICAS

1. Abordagens Métodos e Técnicas

BROWN: H.G. Teaching by Principles: An interactive approach to language pedagogy. While Plains, New York: Pearson Education, 2002.

HORWITZ, E. K. Becoming a Language Teacher: A Practical Guide to Second Language Learning and Teaching. Boston: Pearson Education, 2008.

RICHARDS, J; RODGERS, T. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: CUP, 2001.

STERN, H.H. Fundamental Concepts of Language Learning. Oxford: OUP, 1988.


2. Materiais Autênticos na sala de aula de LI
GILMORE, A. Authentic Materials and Authenticity in Foreign Language Materials. Language Teaching, vol. 40, no. 2, p. 97-118, 2007.
MISHAN, F. Designing Authenticity into Language Learning Materials. Bristol: Intelect Books, 2005.
MORROW, K. Authentic Texts and ESP. In: HOLDEN, S. (Ed). English for Specific Purposes. London: Modern English Publication, p. 13-17, 1977.


3. Canções na sala de aula de LI
GRIFFITH, C. Using songs in the language classroom. Procedia – Social and Behavioral Sciences, vol. 70, p. 1136-1143, 2013.
SAUMELL, V.  Teaching English Through Songs in the Digital Age. [s.d]
Acesso em: 19/09/2014
SHEN, C. Using Songs: an Enjoyable and Effective Approach to ESL. English Language Teaching, vol. 2, no. 1, p. 88-94, 2009.
SCHÖN, D. et al. Songs as an aid for language acquisition. Cognition, vol. 106, no. 2, p. 975-983, 2008.
TOMLINSON, B. Pragmatic awareness activities. Language Awareness, vol. 3, no. 3, p. 119-129, 1994.


4. Pesquisa na sala de aula de LI
DÖRNYEI, Z. Questionnaires in Second Language Research. New York: Routledge, 2010.

5. Cultura na sala de aula de LI
KRAMSCH, C. Context and Culture in Language Teaching. Oxford: OUP, 1993.

KRAMSCH, C. Language and Culture. Oxford: OUP, 1998.

McKAY, S.L. Teaching English as an International Language: rethinking goals and approaches. Oxford: OUP, 2002.


DOCUMENTOS

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para a Educação Básica. Curitiba, 2008.

COLÉGIO ESTADUAL IPÊ ROXO. Plano Político Pedagógico. Foz do Iguaçu, PR, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário