terça-feira, 20 de dezembro de 2016

IV ENCONTRO DO PIBID - O uso do diário na formação de professores de inglês no PIBID

O USO DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGELSA NO PIBID[1]

                                  
Delfina Cristina Paizan[2]


Resumo: O subprojeto PIBID Letras-Inglês, da UNIOESTE do Campus de Foz do Iguaçu/Pr, foi criado em 2014 e atualmente é composto pela professora coordenadora do subprojeto, por uma professora voluntária da UNIOESTE, de sete alunos bolsitas do curso de Letras, um aluno voluntário, uma professora de inglês que tem a função de supervisora e outros três professores de inglês voluntários do C.E. Ipê Roxo. Considerando o contexto de ensino e aprendizagem, as ações planejadas para o subprojeto foram (i) discutir questões teóricas quanto ao ensino e a aprendizagem de língua inglesa, (ii) produzir material didático, (iii) promover atividades culturais, (iv) dar apoio à professora supervisora quanto à sua prática docente, (v) participação em eventos como uma forma de compartilhar experiências, entre outras. Um ação não inicialmente planejada, mas que se concretizou ao longo dos anos de 2014 e 2015 foi o oferecimento de um curso de inglês básico no contra turno.  Dentre as diferentes atividades do subprojeto Letras-Inglês, destacamos o registro em diário feito pelos alunos bolsistas de suas observações e reflexões acerca da prática de diferentes professores de inglês os quais eles têm acompanhado ao longo do último ano. De acordo com Al-Issa e Al-Bulushi (2010), a prática de ensino reflexiva tem se tornado um tema central na formação de professores e os autores acrescentam que os professores que trabalham na formação de outros professores tem um papel importante em encorajar a reflexão acerca das abordagens e estratégias que eles usam em sua formação. O uso do diário e seus ganhos na formação de professores de inglês como língua estrangeira têm sido divulgados em diferentes momentos.  Kano e Stuart (2011), por exemplo, fizeram uso do diário para examinar como professores recém-formados de inglês como língua estrangeira aprendem a ensinar e como essa experiência de aprender na prática da forma à identidade deles como professores. O diário também foi uma das ferramentas de pesquisa usadas por Merç (2011) para investigar a ansiedade de 150 professores de inglês como língua adicional em formação. A autora identificou fontes de ansiedade e, dentre elas, destaca-s os alunos e o tipo da sala de aula, gerenciamento da sala, procedimentos de ensino, ser observado, e o professor regente. O presente trabalho tem por objetivo identificar quais são as maiores preocupações/interesses dos alunos bolsistas, registrados nos diários, quanto aos eventos de sala de aula nesse momento de iniciação à docência. Nesta comunicação, apresentaremos uma breve discussão quanto ao uso do diário na formação de professores em geral, e do diário mantido pelos alunos bolsistas que serviu de base para a coleta e a análise dos dados discutidos aqui. Depois, faremos a discussão dos dados coletados e analisados e, por fim, apresentaremos algumas considerações finais.
Palavras-chave: Formação de professores; língua estrangeira; diário.




[1] Trabalho realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entidade do governo brasileiro voltada para a formação de recursos humanos.
[2] Professora Voluntária do PIBID – Subprojeto Letras-Inglês do campus de Foz do Iguaçu. E-mail: dpaizan@yahoo.co.uk

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