quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

MANUAL DOS PIBIDIANOS - CAPÍTULO 1

SOBRE O PIBID
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID é um programa da CAPES/MEC, criado com o objetivo de incentivar a formação de docentes da Educação Básica, por meio da concessão de bolsas para: estudantes da licenciatura [bolsistas de iniciação], professores das redes públicas [supervisores] e professores da universidade [coordenadores de área, coordenador institucional e de gestão]. O Programa também prevê recursos para custeio dos projetos. O PIBID tem a finalidade de apoiar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade da Educação Básica nas escolas públicas.

EQUIPE DE ACADÊMICOS DO PIBID:
Anna Flávia Lenz Freitas, Camila Cristina Dias da Silva, Giovani Liberatto Bernal, João Lucas Cavalheiro Camargo, Jenny Miki Yoshioka, Lucas Gabriel Rojas, Paula Marina Mendes.

SOBRE O MANUAL PEDAGÓGICO
Este manual pedagógico tem o objetivo de apresentar técnicas para fins da sala de aula de Língua Inglesa, com intenção de proporcionar de maneira clara e amigável nossas instruções. O manual é destinado a professores de Língua Inglesa da rede que já atuam, e para professores de Língua Inglesa em formação.
Os assuntos que serão abordados perpassarão por ferramentas mais básicas, como o uso do dicionário em sala de aula ou o uso do quadro negro, assim como iremos apresentar temas mais elaborados, como aulas e planos de aula.
No primeiro momento de nossas instruções, vamos instruir você a fazer a checagem da disponibilidade dos recursos em sua escola (seu contexto) e na sequência, o preparo necessário para a técnica, finalizando com as instruções do assunto, passo-a-passo.

ÍNDICE
COMO...
...usar o Dicionário em sala de aula?
...usar o Quadro-Negro?

Como usar o Dicionário em sala de aula?

Por que usar o dicionário na sala de aula de Língua Inglesa?
Como importante ferramenta de trabalho no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, cabe ao professor mediar a relação entre aluno e dicionário, contribuindo para que aquele perceba a utilidade e eficiência desse recurso. Ao aproximar o aluno do dicionário e do porquê utilizá-lo, não apenas em sala de aula, mas sempre que necessário, o professor possibilita o desenvolvimento da autonomia em seu aluno, enquanto participante ativo no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a presença do dicionário em sala possibilita formas variadas de trabalho com o vocabulário de língua estrangeira.

Qual o objetivo de se usar um dicionário na aula de Língua Inglesa?

·         Aplicar, com eficiência, a grafia de língua inglesa, aperfeiçoando a escrita do aluno através do uso didático do dicionário;
·         Viabilizar a compreensão de palavras de língua inglesa, bem como a soma de conhecimentos obtidos através da busca de palavras;
·         Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita;
·         Compreender a Ordem Alfabética na qual o dicionário está sendo estruturado;
·         Entender o significado de ‘‘Word Class’’ (as abreviaturas das classes de palavras) que constam no dicionário de Língua Inglesa para poder utilizá-las.

Sugestão de Trabalho

A seguir, apresentaremos uma sugestão para o uso do dicionário em sala de aula:

·         No primeiro momento da aula, você pode escrever no quadro 5 palavras aleatórias – verbos, substantivos, adjetivos, etc. (exemplo: homework, avocado, eat, slow, yesterday);
·         Na sequência, explique aos alunos que cada palavra será distribuída para cada fileira e que eles deverão procurar aquela palavra no dicionário em apenas 30 segundos. À medida que cada aluno vai encontrando a sua palavra, ele deverá levantar a mão e esperar que todos os colegas da sua fileira encontrem também;
·         No final dessa atividade, você perguntará para cada fileira de alunos “Qual o significado de....?” e deixar que eles expliquem;
  • Você pode perguntar aos alunos se acharam fácil ou difícil procurar a palavra no dicionário e, em seguida, explicar que seu uso requer atenção às características da ferramenta;
  • Apresente as principais funções do dicionário para os alunos, escrevendo no quadro uma lista, peça sugestões dos alunos também;
  • Funções:
    • Tirar dúvidas sobre a escrita de uma palavra;
    • Saber o significado de termos desconhecidos;
    • Identificar outros usos de palavras já conhecidas;
    • Encontrar informações sobre as funções gramaticais dos vocábulos;
    • Saber a pronúncia das palavras;
    • Etc.
  • Apresente as características da ferramenta pegando um exemplar e abrindo em uma página qualquer, pedindo para que os alunos façam o mesmo. Assim, será possível explicar as características do dicionário de maneira mais visual, pedindo para que os alunos prestem atenção em aspectos como “Texto em colunas, ordem alfabética, explicação das palavras, guide words, etc.”;
  • Passe no quadro os exercícios 1 e 2, que vocês podem conferir na sequência, e explique o enunciado, dando um exemplo. Posteriormente, os exercícios serão corrigidos com a professora;

1. Put the words in alphabetical order:

a) Father – Blue – American – Green – School
b) Tuesday – Coffee – Pink – Brown - Student
c) Sister – Friend – Girl – September – Yellow
d) Eggs – July – Wednesday – Boy – Food

2. Put the words in alphabetical order:

a) Book – Boy – Brown – Ball – Bed
b) Student – Summer – Sport – Sugar – Spring
c) February – Friday – Fifteen – Frog – Fall
d) Autumn – American – August – Afternoon – Animal

  • Após o exercício, trabalhe as classes de palavras “Word Class”, pedindo para que os alunos encontrem, em seus dicionários, a página com todas as abreviações que classificam as palavras;

·         Reúna os alunos em duplas e entregue o exercício 3 para que eles encontrem as palavras no dicionário, classifiquem-nas e escrevam a tradução.

3. Using a dictionary, complete the word table. The first one has been done for you.
Word
Word class
Translation
Adapt
Verb
Adaptar
Advice


Consumer


Designer


Give


Thirsty


Work


Write


Garlic


Tomorrow


Expensive



Precauções
·         O professor deve de ter um conhecimento prévio em torno do dicionário, para poder proporcionar aos alunos autonomia em suas pesquisas durante as aulas;
·         É importante que o professor possua discernimento para letrar o discente sobre o uso dessa ferramenta para um aprofundamento na língua alvo.
·         Averigue se há dicionários de Língua Inglesa na Instituição, número de dicionários e se há manutenção dos mesmos;
·         Verifique a disponibilidade durante as aulas, no caso de outro professor estar utilizando-os.
·         Tome zelo pelos dicionários emprestados e contabilize-os antes e depois de cada aula.
·         Instrua os alunos acerca da preservação do dicionário;
·         Se possível, peça ajuda dos alunos para recolher e distribuir os dicionários.

Leituras e recursos complementares
·         Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário