terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Observações das aulas 2016

Mês de Abril
            No mês de abril, acompanhamos os Professores B, C e D, no entanto, devido à pouca quantidade de aulas observadas e também devido a ser o primeiro contato que tivemos com eles, não pudemos ter uma noção clara de como cada professor trabalhava, qual abordagem preferia e etc. Apesar de tudo, a Professor D nos chamou a atenção, porque, desde o princípio, manteve-nos em contato com as atividades docentes, ao pedir que o ajudássemos a elaborar handouts, bem como corrigí-los, além de auxiliar em sala.

Mês de Maio
            No intuito de nos familiarizarmos com os professores, observamos os mesmos no mês de maio. No decorrer desse tempo, notamos que os professores possuem certas práticas padrões em suas aulas. O professor B, por exemplo, tem as atividades de conjugação verbal, assim como tradução como práticas constantes. Já o professor C prefere utilizar-se de atividades de preencher lacunas com o tempo verbal estudado, além de ministrar diversas revisões antes da prova. O professor D aplica bastantes handouts, com uma diversidade de exercícios, usando o livro didático como auxílio.
            Destacamos, nesse mês, a oportunidade, dada pelo professor C, de ministrar uma aula, com a temática de celebrações, envolvendo não só os eventos típicos de países falantes de LI, como também de outras culturas. 
No mês de Maio nessa etapa a professora A, trabalhou com os conteúdos ‘‘Presente Simples- horas e respostas curtas’’, após trabalhadas diversas aulas com esse conteúdo, a professora A nos solicitou que elaborássemos uma prova com esses conteúdos e posteriormente uma prova de recuperação. Segue em anexo os links das provas que se encontram no Blog do PIBID:
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2411959671024152363#editor/target=post;postID=5427426294773704692;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=0;src=postname
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2411959671024152363#editor/target=post;postID=1888953288442103413;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=1;src=postname
Mês de Junho
            No sexto mês, observamos apenas uma aula do profesor D, no qual ele abordou temáticas como animais e alimentos, utilizando desenhos para desenvolver a aula. Quanto ao professor C, as aulas envolveram o uso de dicionário para realizar traduções, além das suas práticas usuais. Além disso, o professor emprega bastantes exercícios de repetição para que os alunos trabalhem a pronúncia.

Mês de Julho
            No mês seguinte, o professor C aplicou exercícios em que os alunos tinham que responder em inglês, nas formas afirmativa e negativa. Tivemos a chance de observar a aula do professor B, que se utilizou de uma série de frases, as quais eles teriam que conjugar, bem como traduzir. O dicionário foi utilizado, posteriormente, para pesquisa no que concerne listar pronomes pessoais, verbos e adjetivos em inglês. No dia 05 de julho, às aulas do Colégio Ipê Roxo foram suspensas por motivos de segurança. Os professores e a parte da direção como um topo nesse período ficaram muito preocupados, pois alguns atentados estavam ocorrendo no colégio.
No dia 13 de julho foi aplicada a aula do uso do dicionário, para as turmas do 9ºA- 9ºB-9ºC. Segue o link com o plano de aula: https://drive.google.com/drive/folders/0B--YEGwNloqyaEwxTWVfY0hEZWM.
Nessa aula os alunos conseguiram resolver os exercícios com facilidade e outros tiveram dificuldades em usar o dicionário. Enfatizei pelo zelo dessa ferramenta, percebi que os alunos puderam se familiarizar mais com os dicionários, ainda que precise trabalhar mais com os alunos para que eles entendam as características das informações prestadas do dicionário.

Mês de Agosto
            Neste mês, o professor C focou na preparação para a prova oral. Para tanto, levou um trecho da Bíblia e um poema de amor, pedindo que os alunos repetissem as letras. Um diferencial da aula foi que o professor levou um violão para acompanhar os alunos, o que os motivou a cantarem juntos. Ao longo das aulas, trabalhou com um diálogo, que tratava de como fazer um pedido em um restaurante.

Mês de Setembro
            No mês de setembro, o professor C passou, no quadro, frases referentes a dores e doenças, utilizando frases com o vocabulário apreendido, nessas aulas, para trabalhar a questão do a/an antes de substantivos iniciados com vogal/consoante. Em uma das aulas, utilizou o dicionário para que os alunos traduzissem um texto. O professor B, por sua vez, ministrou aulas acerca da formação de frases interrogativas, notamos, também, que ele utiliza os nomes dos alunos como uma estratégia para chamar a atenção deles.
            Mais uma vez, tivemos a oportunidade de ministrar uma aula, dessa vez envolvendo música, em uma das turmas do professor C. A escolha foi baseada nos interesses dos alunos, para que estes se divertissem, objetivando contribuir para enriquecer o vocabulário de inglês deles e faze-los refletirem sobre a temática da música.
Nesse período, tivemos, também, a oportunidade de participar da Semana de Integração da Comunidade, acompanhando os alunos nas atividades. Foi um evento importante para percebermos a necessidade de se quebrar a rotina de sala de aula, além de proporcionar uma maior integração entre os alunos de diversas salas e anos.

Mês de Outubro
            Devido à greve, só pudemos observar algumas aulas do professor B, nas quais ele passou revisão para a avaliação. Notamos, durante essas poucas aulas, que o professor se utiliza de uma estratégia para evitar que os alunos se dispersem, ao passar conteúdo e exercícios no quadro e delimitar um tempo para que eles copiem e respondam.

Mês de Novembro
            Neste mês, tivemos apenas um breve contato com os professores, por causa dos eventos da greve, a necessidade de reformular o calendário anual e rever horários de aulas. Mas apesar disso, pudemos observar atividades em relação ao dia da consciência negra, onde os alunos e orientadores falaram sobre racismo e expuseram fotos dos educandos negros do colégio. O que nos chamou a atenção foi a perceptível felicidade nos rostos dos alunos negros por se sentirem orgulhosos de sua raça.

Mês de Dezembro
            Devido ao final do ano letivo e a necessidade dos professores em fecharem as notas, apenas auxiliamos o professor B na correção de handouts.

Em síntese a experiência em que tivemos esse ano com os alunos só veio para me agregar mais conhecimento, tanto na língua inglesa, como na prática como professora. O projeto PIBID me proporcionou um vasto conhecimento não só de mundo mas cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário